15 de fev. de 2008

Bionética


Por Leonardo Zegur

Bionética é como ficou conhecido um cenário de RPG criado em 2001, que envolve aventura, fantasia e ficção em um único cenário desenvolvido especialmente para jogadores que buscam algo inovador. O enredo geral do livro é baseado em estudos de futurologia científica patrocinado pelo governo alemão. Os apaixonados por jogos futurísticos certamente devem se identificar com a proposta de Tiago Zegur e Leonardo Zegur, que se basearam nas regras originais do D20 System (contudo é possível encontrar o mesmo cenário traduzido para demais sistemas, inclusive sistemas nacionais).



A diante segue um fragmento de parte do texto que vocês encontraram neste livro inteiramente completo e auto-suficiente, dispensa suplementos e exige apenas o interesse e vontade de ingressar na aventura. Também traz informações riquíssimas sobre temas reais e vigentes de nossa atualidade, que justificam o acontecimento desse impiedoso conflito. Inteiramente plausível e muito bem escrito.
“Assim como se especula sobre a biogênese, também não se tem provas concretas de como a guerra germinou, porém a maioria das opiniões concorda para a seguinte idéia: Em 2060 Pequim deixou de comprar dólares e os efeitos causados por isso foram comparados ao de uma bomba nuclear (a moeda americana entrou em colapso). No ano de 2150 a guerra começou e em 2250 a bomba que explodiu durante a Terceira Grande Guerra, tinha a finalidade de retirar toda a temperatura de um determinado local – o centro do planeta. O ataque fora suicida, uma nova versão dos kamikazes. A bomba desacelerou as moléculas do centro da Terra, solidificando-as, tornando-as frias, tendo como conseqüência, a solidificação em massa tão rápida, que o corpo celeste não resistiu e se partiu em pedaços, sobrando três grandes blocos.”
Em fim, com isso temos a geração do cenário Bionetiano. Os humanos evoluíram para novas raças, incluindo os newsapiens. As máquinas operam livremente e possuem até mesmo simuladores de sentimentos, sendo muitas vezes mais humanas do quê os próprios humanos. A Tecnologia impera. É avançada em algumas localidades e praticamente inexistente em outras. Sendo assim, níveis tecnológicos foram criados para classificar cada região e definir quais benefícios e dificuldades que cada uma pode oferecer aos seus habitantes. O mundo se divide em três grandes pedaços que da aos jogadores maior possibilidade de cenário. Pelasgo é a idéia matriarcal que cada um de nós alimenta ao pensar em um cenário futurista. Serápis é o tido berço da civilização antiga, sua temperatura atinge -150º. Hefesto é o menor dos três blocos e atrai para si altas temperaturas, advindas do Centro Magnético de Gravidade Eletrostática (clima frio).

“A Sociedade – Com a pulverização da família – à mil anos atrás – esta palavra foi aos poucos ganhando outro significado. Em 3050, “família” significa – segundo o mais novo Código Civil da Via-Láctea que entrou em vigor em 2069 – todo e qualquer grupo de comunidade formada por um genitor e seus descendentes, amigos e conhecidos diretos e indiretos. Ou seja, num lugar pode habitar um grupo de até 50 pessoas e isto ser uma “família”. Essa nova definição de família faz com que as famílias tenham componentes de raças diferentes – vindos de outros sistemas solares – e até mesmo andróides. A família não é mais estruturada por pai, mãe e filhos, mas sim por pessoas, quaisquer que sejam elas. Se estiverem “unidas”, criarem laços entre si, isso poderá ser uma família.”
“O ser humano evolui extraordinariamente, entretanto, o preço desta evolução foi caro. Tem-se muita tecnologia, mas não se tem união, senso de grupo e amor ao próximo. Destes mundos, quase nada presta, pois afinal, evoluiu-se. Criou-se tecnologia suficiente para estudar as perguntas que tanto se ansiava pela resposta. Agora se tem cada vez mais perguntas para estas respostas.”

Em fim, este é um pouco do cenário. A respeito dos personagens do jogo, temos uma variedade tão grande que não se é possível aqui numera-los. Contudo, a parte mais marcante é o fato de grande parte destes personagens se classificarem ou como seres-vivos trangênicos ou seres-vivos não-orgânicos (máquinas). Definitivamente o capítulo sobre personagens é algo louvável. Por último e acredito que para deixar a real imagem de com o que estamos lidando, deixo este fragmento do corpo do texto completo do livro de Bionética que diz: “Assim como a tecnologia trás muitas vantagens, também trás muitos prejuízos. Como é o caso de milhões de adolescentes que por causa do anonimato da comunicação pela rede, antes nunca tendo dependência por material pornográfico ou sexual, vem a ser exposto a este estímulo online e desenvolver um vício. Muitos outros casos – ainda piores – pessoas chegam a morrer após passarem meses seguidos e ininterruptamente conectados (a alimentação precária, falta de sono e exercícios abatem qualquer um). Em BIONÉTICA esse fato é extremamente corriqueiro e já até ganhou uma expressão: “Mingmu” que significa – na evolução da língua chinesa – “morrer com os olhos fechados” ou seja, partir sem deixar nenhum arrependimento para trás, pois imagina-se que morrer desta forma é uma das melhores maneiras.”

O arquivo tem um total de 73 páginas, contendo ficha para jogo, capítulos próprios para a construção de personagens, sistema de jogo, idéias e dicionário de termos e gírias próprio. Procure pela internet e encontrará mais a respeito. Para contato disponibilizamos o endereço: bionetica@hotmail.com (além da comunidade no orkut e o site oficial). Site: http://br.geocities.com/bioneticafeitopordeus/

0 comentários:

Postar um comentário