9 de abr. de 2009

De qual era do RPG você começou a jogar?


Dando prosseguimento ao assunto que esta em pauta na Toca do Lobo venho por meio desse post perguntar, em que época você começou a jogar a RPG?

Sabendo que o RPG nasceu da década de 70 chegando ao Brasil em 80, começaremos logicamente pelo Brasil.

A primeira Era: Era Xerox

Famosa Era dourada do RPG. Onde tudo era puro, onde a ideologia era simples. O RPG nessa época era dominado por universitarios, que o RPG Xerox nasceu. RPG mais jogados GURPS, D&D. Vampiro nasce. Ano aproximado 1986 a 1991.

Segunda Era: Era Devir.

Chegamos a Era de Prata. Saiu o primeiro cenário nacional, Tagmar com grande sucesso.A Devir adquiri os direitos do GURPS, Abril lança o Ad&D, inicia a era das Revistas de RPG. Vampiro ganha renome e espaço. E fica entre os jogos mais importantes do Brasil. Inicio aproximado 1992 a 1995. (Obs: Epoca que comecei a jogar)

Terceira Era: Dragão Brasil


A Era de Bronze foi a o "boom" no RPG no Brasil, A Revista Dragão Brasil inicia o movimento pró-RPG que so pararia anos depois. O trio inicia com Tormenta (sendo esse o cenário mais jogado por anos no Brasil) e adptações para RPG de Animes famosos ( Pokemom foi um sucesso) para o simples sistema 3d&t que se consolida no Mercado . Vampiro se firma como RPG de interpretação, GURPS cai em desuso. Os principais jogos nacionais são: Daemon e 3D&T. Inicio aproximado : 1996 a 2002
Quarta Era: O começo do fim

Era Negra do RPG, crimes e assassinatos minam anos de trabalhos de autores e pessoas ligadas a RPG e Educação. O MMORPG vem pra ficar e arranca jogadores de RPG que não tem tempo para jogar com seu grupo. Dragão Brasil não anda bem das pernas. O fim do 3d&T, o inicio da Era D20. Editoras lançam material para D20, A rede assumi a Dragão, o Trio se junta com a manticora e forma a DragonSlayer. Internet é o meio de comunicação mais usado para RPG, nascem as revistas virtuais. Nasce a RPG Magazine revista de RPG feitas pro fãs, Dragão do Brasil acaba é assumida pelo Silvio. RPG Magazine fica virtual, Dragão Brasil morre. Nasce o 4d&T, sistema que não agrada o publico e não tem continuação. O mercado nacional é prejudicado pelo alto nivel de pirataria virtual, Inicio aproximado 2002 a 2007

Quinta Era: Nos lá outra vez.

Sai a Quarta ediçao do D&D, editoras fecham. Revistas virtuais demoram para lançar suas edições. Blogs proliferam e se estabelecem como meio de comunicação entre jogador e autor. Veja a lista dos principais blogs aqui.O mercado esta parado. Grandes convenções de RPG não atrai mais publico. Anime é hoje pop. RPG que era Nerd virou coisa de satanista. Autores brigam, amizades se racham. O mercado nacional tem sua queda. Inicio aproximado 2007 até hoje.

Haverá recuperação? Aguardemos o incio da uma nova era ou a continuaçao do mesmo.

Novas editoras se lançam no mercado, A Rede RPG tentar o mercado de E-Books, livros novos são lançados, porém sem qualidade minima. Livros virtuais proliferam na internet. O que é melhor, pagar R$30,00 em um livro mal diagramado e revisado ou nada por um virtual? São questões de uma nova era!


Agradecimentos Especiais.

Lobo e Valberto.

By Thor

3 comentários:

  1. Adorei a materia.
    Vou deixa o passado de lado e tratar do presente:
    O mundo hoje vive uma virtualização continua, é inevitavel, o mundo virtual está batendo as nossas portas e tranformando nossos relacionamentos em pixels. Cito como exemplo o Second Life, que hoje, ainda muito parecido com um jogo The Sims, é o propulsor para o ciberespçao. Um local virtual onde passaremos, e tenho dito, a maior parte de nossas vidas. É a trendenciaa mundial, cada vez mais compramos mais pela internet, procuramos mais coisas pela internet, conhecemos gente pela internet. Dentro de alguns anos, jogaremos RPG dentro da internet como jogamos no mundo real. Mas nossas imaginações tomarão forma. O que fazer diante de tal crise(?)? Para os tradicionalistas, sim é uma crise, para os revolucionarios, é a hora da pipoca esoturar, temos muitos mundos virtuais e uma ferramenta maravilhosa agora para criarmos e desenvolvermos nosos material. Portanto, sem mais delongas, aqueles autores que ainda sonham em ver seu mundo em um livro da prateleira da Saraiva, é bom pensar aalgo do tipo: ver seu site vendendo produtinhos compelmentrares para fanboys com um rate alto de visitantes...

    ResponderExcluir
  2. Gostei Muito do seu comentario... O mundo caminha para esse sentido mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou da Era Devir, Na verdade comecei com Hero Quest. Assim que comecei a jogar pouco tempo depois a dragão foi lançada, e comecei a acompanhar titulos da devir e de outras editoras... Bons tempos!

    ResponderExcluir